E como promessa é dívida, aqui vai a 2ª parte do post com dicas de Mumbai. (A 1ª parte: Mumbai: O que Fazer & Onde Ficar)
São tantas dicas da viagem à Índia, que tive que dividir em partes. Mas, garanto que vale a pena conferir cada post , porque você vai dicas achar diferentes dos sites gerais de viagem. 😉
Vamos às dicas de Onde Comer, Onde Comprar & Dicas de Ouro:
♥
ONDE COMER, ONDE DANÇAR
Não sei se você já sabe, mas dicas de restaurantes confiáveis na Índia valem ouro! Quando as dicas são de restaurantes confiáveis + deliciosos + descolados + premiados, aí essas dicas não têm preço!
Pode parecer exagero, mas é verdade! Comer na Índia pode ser uma aventura com direito à muuuitas idas ao banheiro e um mal-estar que ninguém merece passar se você não tem indicações seguras de onde comer. Por isso, tome nota dos restaurantes mais tops de Mumbai e alguns até mesmo da Índia. (Essas dicas eu consegui com um amigo que já morou em Mumbai):
1. ABODE: Bar do hotel mais novo e descolado boutique hotel de Mumbai, também na região de Colaba. De fora você não dá nada, aliás parece mais um prédio caindo aos pedaços em Mumbai, mas ao entrar é totalmente o oposto. Demais!
2. THE ZODIAC GRILL: Segundo a Vogue Índia: “o primeiro restaurante fino da Índia, aberto em 1980, dentro do histórico e emblemático hotel Taj Mahal Palace. (…) ideal para ocasiões especiais e celebrações. O restaurante tem dentre seus fãs celebridades como a família Kapoor e Sachin Tendulkar e Tom Cruise. Não deixe de experimentar o prato mais antigo do menu: o “Camembert Dariole“, um soufflé de queijo que é realmente divino!
3. COLABA SOCIAL: Café de dia e “High Energy Bar” de noite, esse lugar é super cool e diferente do que você já viu. ele fica literalmente atrás do hotel Taj Mahal Palace. É uma ótima opção se você quiser agitar em Mumbai. O bar vira uma baladinha animada.
4. FOOD INDIGO: Considerado o 28º Melhor Restaurante Asiático no Mundo pela San Pellegrino em 2013, esse restaurante combina o encanto do velho mundo com comida deliciosa e uma seleção dos melhores vinhos. Tem como cliente o famoso Mr. Tata (considereado pela Forbes um dos 100 homens mais poderosos do mundo).
8. THE TABLE: A maior parte das comidas são adquiridas localmente (Alibaugh). Comida deliciosa e com preço incrível (metade do preço dos restaurantes no Taj Palace Hotel). Minha sugestão: taglierini com trufas negras. Amei!
♥
ONDE COMPRAR
A Índia pode ser um paraíso ou um pesadelo para compras. Explico: são taaaantas opções, que você pode ficar maluca!
Nada melhor que um guia com as lojas mais incríveis para sua viagem ficar ainda melhor.;)
1. AHILAYA: As melhores batas, túnicas, vestidos são vendidas aqui. De seda ou algodão, tudo bordado à mão e com um capricho inigualávels. É lindo de ver o arco-íris de cores – do azul pavão ao rosa bebê. As donas (3 irmãs) estão por trás da marca de Nova Iorque Leaves of Grass que vende na Net-a-Porter pelo dobro do preço. O site está fora do ar e eles não deixam fotografar nada na loja. Então é uma loja bem secreta, só para quem conhece mesmo… Segue o endereço: Shop No. 2 & 3, Ramnimi Building, Ground Floor, Mandlik Road, Colaba, Mumbai, 400 005 – Tels: +91 22 2202.4053
2. ANOKHI*: Essa loja é um sonho. Se você não tiver muito tempo para compras, passe pelo menos nessa loja. Além de vender coisas lindas (roupas, artigos de cama/mesa), com estampas únicas e tecidos deliciosos, por mais de 40 anos a Anokhi é conhecida por desempenhar um papel alternativo com boas práticas e contínuo reavivamento das tradicionais técnicas do setor têxtil.
3. ROHIT BAL: Loja super chique, com roupas para casamentos indianos de babar de tão lindas.
4. SHAHENAZ: Loja com tapetes jeans, almofadas super descoladas e roupas de cama lindas.
5. RITU KUMAR: Uma das lojas mais descoladas e que mais amei na Índia. Comprei uma saia longa amo muito e também uma bata que é sucesso onde vou. É uma loja mais cara, mas dá para perceber o porquê quando você vê as roupas.
6. FABIINDIA*: Melhor custo/benefício! Você vai ter que fuçar, mas com certeza vai encontrar peças lindas e preços incríveis. Comprei tapetes e colchas lindas.
7. HAMLEY’S*: Encontrei a Barbie Indiana nesa loja e depois no aeroporto de Nova Délhi. Não sei quem amou mais a boneca, se eu ou a Bella!
8. BOMBAY ELETRIC: Loja super descolada, que reúne criações de vários designers indianos como Manish Arora e Rajesh Pratap Singh e também internacionais. Fique atenta para os preços de algumas bijoux, que achei um pouco exagerados.
9. AMRAPALI: Joalheria amada por estrelas de Hollywood e Bolywood.
10. ENSEMBLE*: Loja com multi-designers, onde os nacionais brilham mais. Tem nada menos que Naomi Campbell como cliente.
11. ANITA DONGRE*: Tem vestidos lindos, ideias para ocasiões especiais.
12. AMBER: Loja para comprar joias e objetos de prata, deuses em pedras semi-preciosas e lembrancinhas de todos os tipos (ímãs…).
13. GOOD EARTH*: Loja super fofa com itens para casa, bebês, crianças, bijoux…
14. LE MILL
15. FABIINDIA*
16. LE MILL: É a versão de Mumbai da Colette de Paris. Foi aberta por 3 jovens mulheres da moda (Vogue Índia e Hermès).
17. BURLINGTON’S: Lugar ideal para fazer uma roupa sob medida. Também achei muitas batas lindas de seda e algodão.
18. BUNGALOW 8: Não é o nightclub de Nova Iorque, mas sim uma loja cheia de artigos para casa asiáticos, com direito a uma linha da casa – The Bungalow – feita pelo ex-designer da YSL e da Lanvin, Mathieu Gugumus Léguillon.
19. SABYASACHI: Você não vai achar essa loja ao menos se alguém te contar. Aqui tem arte, joias, antiguidades de toda Índia.
20. NEEMRANA CHIKANKARI: Esse achado bo-ho maravilhoso fica no piso térreo da Opera House e é conhecida pelos seus bordados maravilhosos. Eles fazem as saídas de praia e os vestidos de verão mais perfeitos! Segue o endereço: Shop No. 6, Purshotham Building, New Queen’s Road – +91 22 2367.7780
21. KALA NIKETAN: Essa caverna é lotada de sedas lisas, cetins, bordados, brocados. Tem metros de fitas também, perfeitas para embalagens de presentes (apesar de serem feitas para sáris).
22. FILTER: Loja de papelaria personalizada, cheia de gravuras e livros de design gráfico.
23. GOLDEN BOUTIQUE: Avinash Punjabi fez ternos para o diretor de moda da Vogue Índia.
* Lojas que tem em mais cidades e/ou países, além de Mumbai/Índia
♥
DICAS QUE VALEM OURO
♥ Prove o Masala Chai. É um chá tradicional com uma mistura de especiarias e ervas aromáticas indianas, é uma delícia!!
♥ A minha sugestão é pedir um carro do hotel com guia. Geralmente é mais caro do que pegar um táxi, mas vale muito a pena. Além de mais confortável, é mais seguro e isso não tem preço, certo?! Caso opte por táxi normal, sempre pegue do hotel, pois ainda são mais seguros. E ao invés de ficar trocando de táxi, tente negociar um preço fechado com o taxista pelo período que desejar. Mas, lembre-se, mesmo combinando o preço, é possível que o taxista queira “renegociar”o preço no final. Aconteceu comigo e com muitos amigos que viajaram para a Índia. É muito chato e no final, não temos muito o que fazer a não ser pagar. lembra daquele ditado: ö barato sai caro”? Por isso, volto a dizer: alugue o carro do hotel.
♥ Não se esqueça que a melhor parte de Mumbai está escondida em cada esquina e rua, e não apenas nos prédios históricos.
♥ Gaste algumas horas perambulando pelos camelôs e mercados de rua do Colaba, onde você pode comprar praticamente de tudo. E lembre-se sempre: você deve negociar o preço. Me disseram para propor 1/3 do valor pedido. É cansativo, eu sei, mas vale a pena no final!
♥
Se você gostou das dicas, clica no ♥ abaixo. É muito importante saber o que você curte aqui no blog. 😉
E espere por mais posts da minhas viagem para a Índia. Tenho muitas dicas de Jaipur, Nova Délhi e Agra (Taj Mahal) para vocês. Para não perder nada, cadastre seu email e receba as novidades. 😉
Amor & Luz,
LALA ♥