·
Dormir e acordar tarde, brincar o dia todo e deixar de lado as responsabilidades por mais de 1 mês pode transformar a volta às aulas num verdadeiro pesadelo.
Por isso é importante estar preparada para ajudar as crianças na adaptação da volta à rotina e às aulas.
Pensando nisso, conversei com a psicóloga infantil Débora de Castro e separamos 5 dicas simples, mas que farão toda a diferença nessa volta. Vem ver:
1) Ajustar os horários
Na última semana de férias, mesmo que a família esteja viajando, ajuste os horários gradativamente, um pouco a cada dia. Coloque as crianças na cama mais cedo e deixe que eles voltem naturalmente ao horário habitual ainda durante as férias.
·
2) Fazer da preparação as aulas um momento especial
Valorize com entusiasmo a hora de arrumar o material, organizar a malinha, separar o uniforme. Aproveite com a criança para fazer coisas simples como apontar o lápis, arrumar o estojo e etiquetar os livros.
·
3) Relembrar dos amigos
A vida com amigos é mais gostosa, não é mesmo? Então, aproveite para lembrar os pequenos que os amigos estarão os esperando na escola cheios de novidades. Relembre também momentos prazerosos que seus filhos tiveram na escola.
·
4) Não falte no primeiro dia, nem se atrase
Não caia na tentação de esticar a viagem e consequentemente, faltar no primeiro dia de aula. Além de aumentar a ansiedade da criança, ela perderá o grande momento do reencontro e apresentação da turma. (Acredite, eu já fiz isso e foi péssimo!) Não atrase nos primeiros dias por nada. De preferência chegue um pouquinho antes do horário de entrada para que a chegada seja feita com calma e tranquilidade.
·
5) Vá com ele
Os primeiros dias são sempre os mais desafiadores na volta as aulas. Por isso a presença dos pais é tão importante. Na ida e na volta. Vale também escolher pessoalmente o lanche. Todos os detalhes fazem a diferença!
·
·
Psicóloga Débora de Castro
Telefone: 3842.7943
Instagram: @terapiacombonecos
·
Boa volta às aulas!
Amor & Luz,
LALA ♥