Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI): só de pensar já dá um aperto no coração!
Eu não sou médica, mas escrevo aqui como mãe de 3 filhos, como quem já perdeu muitas horas de sono preocupada, e confesso que ainda perco, com medo dessa síndrome.
O que é a Morte Súbita Infantil?
A Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) conhecida popularmente como Morte do Berço, é tida como a morte repentina de um bebê aparentemente saudável, sem causa aparente.
Desconhecida por muitos, a SMSI é principal causa de óbito entre bebês com menos de um ano. Sabe-se que a SMSI é mais comum entre dois a quatro meses de idade (raro após os seis meses de vida), ocorrendo com maior frequência em meninos.
Embora não exista explicação concreta para a SMSI, alguns estudiosos acreditam que ela tem relação com uma anomalia no tronco cerebral, responsável pelo controle da respiração. A Síndrome da Morte Súbita também pode decorrer de alterações na frequência cardíaca e na respiração enquanto a criança dorme, devido a problemas no sistema autonômico da criança. Distúrbios no coração também aparecem em algumas pesquisas.
É importante saber que é possível tomar precauções para evitá-la.
As 11 Medidas para Evitar a Morte Súbita:
1) Deixar o bebê dormir no mesmo quarto dos pais, mas não leva-lo para dormir na mesma cama;

2) Sempre colocar a criança para dormir com a barriga para cima ou de lado, nunca com a barriga para baixo;

3) Não utilizar cobertas, travesseiros ou colchões muito macios, que possam fazer com que o bebê afunde ou se sufoque;

4) Evitar bichos de pelúcia no berço enquanto o bebê está dormindo;
5) Não agasalhar demais a criança; colocando-lhe toucas, por exemplo;
6) Evitar a variação na temperatura. A utilização de aquecedores no quarto do bebê é um fator que pode causar essa variação;
7) Não expor a criança à fumaça de cigarro;
8) Amamentar, se possível;
9) Oferecer chupeta ao bebê quando for dormir. Médicos acreditam que a chupeta pode permitir que haja maior abertura da entrada de ar ou previnir que o bebê caia num sono muito profundo. O bebê que acorda mais facilmente pode automaticamente sair de posição mais perigosa. Não force o bebê a usar chupeta;
10) Nunca dê mel a crianças menores de 1 ano – mel está associado ao botulismo infantil, o qual está associado à SMSI;

11) E a dica mais importante: verificar a respiração do bebê, principalmente durante seu sono.

Essa última dica acho que é a mais importante. Quantas milhões de vezes não passamos para dar uma fiscalizada no bebê para ver se está tudo bem. Acredito que toda mãe faz isso, mesmo sem saber sobre a SMSI, é natural, instintivo da gente observar o sono do bebê.
Infelizmente esse assunto tão importante ainda é pouco falado. As dicas são simples e podem salvar vidas. Então, se você conhece alguma gravidinha ou mãe de bebê, compartilhe o post com ela. 😉
Amor & Luz,
LALA ♥